Search

Ideias para histórias? Silêncio!

Updated: Jan 17

Aprende a estar em silêncio. Este é um dos melhores hábitos que podes adoptar para que as ideias comecem a saltar que nem pipocas no microondas.



Como encontras espaço e tempo para a imaginação?


Quem escreve não sabe porque escreve, mas encontra sempre milhares de histórias e estrelas dentro de si. Como encontras espaço e tempo para a tua imaginação trabalhar sozinha e regenerar-se? Olhar para o vazio ajuda-te a exercitar o músculo da criatividade. E se unires isto a ter um diário terás ferramentas interiores criativas, encontras romances, dramas, histórias de acção que andam aí dentro a fervilhar e nem dás conta. Mas, para isso, é preciso aprender a estar em silêncio, a ouvir e ver onde nada existe, além de uma parede branca. Posts.


Uma "técnica" que aprendi ainda em criança


Quando era criança, punha-me muitas vezes deitada de papo para o ar, a olhar o tecto ou de olhos fechados, a criar histórias na minha cabeça.

As personagens, os locais e os acontecimentos podiam mudar, mas a protagonista e o tema eram quase sempre os mesmos: eu em adulta, com o meu jipe descapotável. Contava a mim mesma como ia ser. Chegava a fingir que estava a dormir, para os adultos não me chamarem naqueles momentos em que viajava pela minha imaginação quando era suposto estar a dormir a sesta.

Nas férias grandes de verão, no terraço da nossa casa da aldeia, a ver as estrelas e à espera que passasse uma cadente, as histórias já não se centravam no meu eu em adulta com o meu jipe mas sim no mundo em geral. Aquilo era uma brincadeira para mim.

Hoje, ainda o faço. Tenho umas pampas no meu quarto e, às vezes, dou por mim nesse estado meditativo a olhar para elas e para a parede branca. Em miúda, sentia que tinha um mundo dentro de mim por descobrir e ali ficava, sozinha, com o meu interior. Agora, é diferente. Utilizo esta “técnica” mais para arrumar ideias, ter tempo e espaço para ouvir o meu cérebro, as minhas emoções e lucidez para escrever. Já não preciso de “fingir” que estou a dormir e o meu ‘namorido’ sabe que estou em modo criativo.


Ouvir e ver onde nada existe


Como encontras espaço e tempo para a tua imaginação trabalhar sozinha e regenerar-se? Olhar para o vazio ajuda-te a exercitar o músculo da criatividade. E se unires isto a ter um diário terás ferramentas interiores criativas, encontras romances, dramas, histórias de acção que andam aí dentro a fervilhar e nem dás conta.

Mas, para isso, é preciso aprender a estar em silêncio, a ouvir e ver onde nada existe, além de uma parede branca. Aprender a rever e reviver momentos e pensamentos e, na quietude, apontar palavras, sentimentos, momentos. Sim, utilizem o absoluto silêncio para escrever.




#imaginação #escrever #dicasdeescrita #comoterideias #ideiasparaescrever

31 views0 comments

Recent Posts

See All